terça-feira, 9 de novembro de 2010

A arte do transformismo

Julian Eltinge ator tranformista hollywoodiano da década de 1910

                           Brigitte Beaulieu apresentadora da Parada da Diversidade de Curitiba 2010

              Em primeiro lugar, o transformismo pode ser reconhecido como uma das práticas sociais de transcendência e/ou vai além das categorias de gênero, quando alguém que, reconhecido como pertencente a um sexo biológico (homem ou mulher), representa por razões diversas e em circunstâncias variadas um papel social diferente. No caso da drag queen e do transformista é o simples ato de alguém transitar ou “brincar” de ser entre identidades polarizadas e historicamente estabelecidas como modelo para nosso padrão de convivência (ou seja, homem ou mulher), assumindo e representando, então, personas diferentes.     
             
Brigitte caracterização em Marilyn Monroe

Brigitte de morena como transformista.

           Atualmente, o termo transformista serve para definir um padrão específico de comportamento transgênero (ultrapassa), mas é usado somente em eventos específicos, tais como performances artísticas. Em segundo lugar, o transformismo deve ser analisado também como uma prática histórica, artística e performatizada de alguém que se utiliza da transgeneração como suporte para essa mesma prática artística. O show transformista, que tem suas raízes no fazer teatral, no fazer de conta, no vestir-se com roupas do sexo oposto, existindo a séculos atrás com as peças teatrais de William Shakespeare ou mais antigamente ainda o teatro Kabuki a até na cultura de massas.   
            
           
            Brigitte Beaulieu como transformista   
                             
           
              Teatro Kabuki, ator Sao Tome.

               Compreende os shows ou atividades artísticas de palco, realizadas por transformistas, drag queens, artistas travestis e performers. Há uma imitação e uma interpretação performatizada de uma determinada personalidade ou personagem, geralmente cantoras e grandes estrelas do cinema. Atualmente o transformismo vem incorporando também o Stand Up Comedy, um tipo de show cômico com o artista parado no palco utilizando-se de um texto cômico para se apresentar ao invés da dublagem. Esta modalidade artística se desenvolveu mais com o fenômeno drag queen
  
             Brigitte Beaulieu de vermelho, sua cor preferida!          
            Assim, é essa segunda dimensão, de aspecto artístico, que nos possibilita, também, descolarmos o transformismo de uma categoria “maior”, mais abrangente e, portanto, reducionista, de um ato de transgeneração e interpretar o fato por um viés mais aprofundado, específico, de uma categoria que tenta se auto-definir em termos identitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário